Remédios interferem em exames laboratoriais? Até aspirina altera resultados de exames?
Por que a Aspirina não consta na listagem de medicamentos interferentes para exame Tempo de Protrombina?
Porque ela não interfere nos fatores da coagulação que são avaliados através deste teste. A Aspirina age no sistema da coagulação, apenas como antiagregante das plaquetas Novalgina (dipirona) também interfere em alguns exames? Há alguma incompatibilidade entre as vitaminas e os exames laboratoriais?
Sim, pois elas também atrapalham certos exames.Por exemplo, a vitamina C altera o de creatinina. Já a vitamina E interfere nos testes de agregação plaquetária. E fumar antes de fazer exame, tudo bem? De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame. Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre? Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame. Menstruação interfere nos exames? Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina. Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?
Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?
Por que o esforço físico interfere no exame Glicemia?
E bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol, mas pouco. A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides? Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto. Como tem que ser a alimentação para os resultados de triglicérides serem confiáveis? Você deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem os exames. É fundamental jejum de 12 a 14 horas para a coleta do sangue. O que é a dieta habitual exigida por certos exames? É a que você costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.Água "quebra" o jejum? Exame de sangue tem que ser sempre em jejum? Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique de 8h a 12h sem comer, respectivamente. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. Exames que pedem jejum têm que ser feitos sempre de manhã? Nem todos. Desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos, inclusive à tarde, sem problemas.
|